Bem-vindo à Editora UNIFESP, a editora da Universidade Federal de São Paulo

Facebook - Livraria UnifespFacebook - Livraria Unifesp

+55 11 2368-4022+55 11 2368-4022
contato@editoraunifesp.com
Livraria Unifesp
O que você está procurando?
Livraria Unifesp

Quem Somos

Editora Unifesp – compartilhar conhecimento estimulando o diálogo

 

 

Quem Somos

 

A Universidade Federal de São Paulo é resultado de histórias diferentes que se entrecruzam para a constituição do que hoje conhecemos como Unifesp.

Surgida de uma tradicional escola médica, a Escola Paulista de Medicina, a Unifesp também é resultado da criação de novas unidades a partir de 2006. Dessa forma, o tradicional se combina com o novo, os cursos de excelência se associam com áreas de conhecimento e problemáticas de pesquisa originais. Como resultado surge uma nova instituição com grandes proporções e números, com enormes potencialidades e um amplo horizonte intelectual.

A iniciativa de construção do projeto da Editora Unifesp, concebida em 2007 e criada em 2008, surgiu nesse movimento de transformação e de busca de uma nova identidade como universidade plena. A Editora Unifesp é expressão desta universidade que busca novos horizontes e passa a refletir a diversificação dos campos de conhecimento e das novas problemáticas de pesquisa que se desenvolvem. Portanto, a constante transformação da Editora será de vital importância para a construção desta unidade institucional.

A Editora Unifesp tem buscado desde seu início inspiração nas grandes editoras universitárias do país e do exterior, e mantém elevado padrão de qualidade e de profissionalismo na sua produção acadêmica. Seu catálogo, em rápido crescimento, tem sido construído de forma cuidadosa e dedicada, refletindo a riqueza de perspectivas presentes na instituição. Traduções de obras consagradas, trabalhos inéditos de professores universitários e ensaios provocativos compõem a gama de livros publicados pela Editora. Seu trabalho ainda em desenvolvimento vem sendo reconhecido no mundo acadêmico, na mídia e no meio editorial especializado, e suas obras têm se destacado em vários prêmios, como o Prêmio Jabuti (com uma obra premiada em 2014 e duas entre os finalistas em 2016) e o Prêmio Abeu (com uma obra finalista em 2015 e duas premiadas em 2016).

À necessidade de consolidação dos títulos já lançados se soma o desafio de construir uma linha editorial em consonância com o momento de construção da identidade da Unifesp pós-expansão. Essa fase, articulada entre a Reitoria e a Direção da nossa Fundação de Apoio (Fap), é o reconhecimento ao resultado do trabalho bem-sucedido de uma equipe qualificada e um Conselho Editorial comprometido que trouxeram a Editora Unifesp até aqui.

A reestruturação organizacional compreendeu a recomposição do Estatuto da Fap e do regimento da Editora, com vistas a aprimorar os mecanismos do Conselho Editorial, representativo das diversas áreas do conhecimento. Destaca-se ainda a criação inédita do cargo de Diretor da Editora, que faz parte da diretoria da Fundação, e se responsabiliza diretamente pela gestão do trabalho editorial e por sua melhor difusão entre os leitores acadêmicos, estudantes, professores e público em geral. Com essas medidas, ampliaremos nosso trabalho editorial dando-lhe mais força e presença, além de permitir à Editora interagir com maior vigor com a Fap e a própria Unifesp.

A Editora Unifesp, ao apresentar a atualização de seu catálogo e a renovação de sua organização e atuação entre os leitores, coloca-se ombro a ombro com as editoras universitárias brasileiras e perfila-se como uma casa editorial à altura dos desafios intelectuais que a Unifesp tem pela frente.

Soraya Soubhi Smaili
Reitora da Unifesp

 

O leitor para a Editora Unifesp

A fundação da Editora Unifesp, em fevereiro de 2008, representou um marco para a difusão da produção intelectual da Universidade Federal de São Paulo. A propagação do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica da Universidade é um compromisso. Ampliar para além de seus muros e aprimorar esse trabalho é uma necessidade e um desejo constantes.

Vivemos um momento de mudança nos hábitos da leitura e na divulgação das obras literárias. A tecnologia estabeleceu novas plataformas de interação com os resultados dos estudos e no ofício de produzir livros. A abertura de novas formas de acesso aos textos coloca desafios para a Editora em sua busca de conquistar o leitor para o tempo da leitura. O livro, em sua materialidade, torna o leitor sensível à temporalidade do pensar, com as pausas, digressões, inflexões que se desdobram na sequência das páginas, fazendo aquele que lê compartilhar o trabalho do pensamento e da escrita.

Com esse espírito, a missão da Editora é trazer ao público as criações dos pesquisadores da Unifesp e de outras universidades, do passado e do presente, e fazer com que seus trabalhos possam ser apreciados. O trabalho feito na universidade impacta diretamente nossas vidas. As ciências exatas, biológicas, humanas e sociais e o desenvolvimento da tecnologia conformam nossa vida em sociedade. É preciso conhecê-las e refletir sobre elas. A Editora é responsável por abrir esse caminho de divulgação do trabalho que se faz na universidade e pela reflexão sobre ele, nas distintas áreas do saber.   

Cynthia Sarti
Diretora da Editora Unifesp

 

O apoio da FapUnifesp

A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp, garante à Editora Unifesp seu caráter universitário. Estreita a relação entre a comunidade acadêmica e o processo de produção de livros. É agente facilitador para a transformação de teses, e pesquisas, em obras acadêmicas. Do ponto de vista prático, as atividades administrativas relacionadas à produção dos livros publicados pela Editora têm sido de responsabilidade gerencial da Fundação.

Nesse sentido, para estabelecer processos profissionalizados no trabalho empreendido, o organograma da Editora foi reformulado e ampliado, dando melhor suporte à Diretora da Editora. Assim, buscamos garantir maior celeridade e precisão às demandas administrativas geradas pelos trabalhos existentes. Com isso, a Editora cria alicerces de gestão estruturados, facilitando a implementação e execução de modelos de trabalho contemporâneos. Todos saem ganhando. Interessados em publicar encontrarão mais qualidade na oferta do trabalho, com equipe devidamente capacitada ao atendimento das atividades necessárias à publicação.

Com todas essas transformações em curso, espera-se crescimento constante e sólido da Editora Unifesp. Sobretudo, almeja-se o aumento do alcance na sociedade da produção de suas obras.

É importantíssimo ter fácil acesso aos canais de distribuição dos livros publicados. No ciclo de vida de uma publicação, o leitor é protagonista do processo. É no ato de ler, de se informar, de se formar, que o texto ganha relevância e impacto social. A Fundação age para assegurar tais características intrínsecas ao trabalho da Editora Unifesp.

Jane Zveiter de Moraes
Diretora-Presidente Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, FapUnifesp.

Voltar

Sugestões? Dúvidas? Perguntas? Críticas?

Entre em contato conosco.

A Editora UNIFESP

mais perto de você

Entre em contato

Digite este código no campo ao lado